Aldeias de Xisto
A passagem do ano está à porta. Hoje deixo uma proposta para comemorar a chegada do novo ano, fora da correria do costume e do barulho da cidade. O silêncio é o que mais se contempla neste lugar. A casa onde fiquei parecia uma casinha de bonecas, a casa da alta em Pardieiros. A visita ao Piodão é o principal. Uma aldeia na Serra do Açor, encaixada numa encosta, com uma paisagem de cortar a respiração. Sem pressas, é tempo para contemplar a paisagem e apreciar o silêncio.



Depois para aproveitar ao máximo podem visitar as aldeias de Xisto, muitos miradouros, lindas cascatas. Todas as paisagens são para aproveitar com tempo, sem pressas... A nível da gastronómico, obrigatório a chafana ou cabrito e o bucho. O bucho é um maranho, um enchido de carne com arroz, cebola, presunto de sabor forte. Para trazer como recordação de Piodão, Cajadas do Piodão, outro dia conto a razão do nome,
A visitar a Coja, Benfeita, Piodão, Foz d'Égua, Fraga da Pena, Poço da Broca, as Minas da Panasqueiras, aldeia de São Francisco de Assis, baloiço de São Jorge da Beira, Vila Cova de Alva, São Gião, Avô e Aldeia das Dez. Esta última recheada de miradouros. Escolham bem o percurso a fazerem, levem sempre alimentos e água e muito cuidado nas estradas e nem sempre há gps. Um excelente ano de 2023!