Amêijoas à Gordon Ramsay
Uma receita com sabor a verão... Vi no MasterChef Austrália, Gordon Ramsay a elaborar passo a passo um prato de Bacalhau em Crosta de Batata. O prato é demasiado elaborado, um verdadeiro desafio mas o que prendeu a minha atenção foi a forma como confeccionou as amêijoas. Diferente do habitual, e por isso tinha de experimentar.
Alguns pormenores importantes, as amêijoas são temperadas antes da sua confecção e muito do sabor do prato provém dos vinhos utilizados. A vinho que utilizei para cozinhar não foi o da fotografia, mas foi um vinho Fiuza da casta Chardonnay e o Pernod é um absinto, normalmente conhecido como Ricard, aperitivo francês. Este último é flamejado, por isso deve ter 40% de álcool. Flamejar uma frigideira requerer alguns cuidados, quem não tem o hábito, não o faça, não quero ser responsável por incêndios na cozinha, deixe apenas em lume brando para reduzir o molho e evaporar o álcool.
- 1 kg de amêijoas
- 3 raminhos de tomilho
- 1 chalota em pele
- 3 dentes de alho
- grãos de pimenta q.b.
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/4 chávena pernod (absinto)
- 1/4 chávena chardonnay (vinho branco)
- 1/2 chávena de caldo de peixe
Deve lavar muito bem as amêijoas em várias águas frias e se possível, colocar de molho em água salgada para que libertem toda a areia. As amêijoas devem estar vivas, senão não devem ser consumidas.
Quando estiverem as amêijoas prontas, numa tigela média misture as amêijoas, o tomilho, a chalota cortada ao meio com a pele, os dentes de alho esmagados com a pele, os grãos de pimenta esmagados na hora e um fio de azeite.
Escolha uma frigideira com tampa. Aqueça a frigideira bem quente e coloque as amêijoas com todos os temperos, tape imediatamente e deixe cozer no vapor por 30 segundos.
Adicione o pernod à frigideira e flambe, tape quando quiser extinguir a chama. Adicione depois o chardonnay, cubra com a tampa e deixe cozinhar ao vapor por mais 30 segundos. Adicione o caldo de peixe, volte a tapar e cozinhe por mais 2 minutos ou até as amêijoas abrirem.
Sirva de imediato, com tostas ou pão torrado e um bom vinho.
Nota pessoal: achei que ficaram com um sabor mais adocicado do que as famosas amêijoas à bulhão pato, mas gostei.