Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

Amêijoas à Gordon Ramsay

01.10.20, Mary M

Uma receita com sabor a verão... Vi no MasterChef Austrália, Gordon Ramsay a elaborar passo a passo um prato de Bacalhau em Crosta de Batata. O prato é demasiado elaborado, um  verdadeiro desafio mas o que prendeu a minha atenção foi a forma como confeccionou as amêijoas. Diferente do habitual, e por isso tinha de experimentar.

Alguns pormenores importantes, as amêijoas são temperadas antes da sua confecção e muito do sabor do prato provém dos vinhos utilizados. A vinho que utilizei para cozinhar não foi o da fotografia, mas foi um vinho Fiuza da casta Chardonnay e o Pernod é um absinto, normalmente conhecido como Ricard, aperitivo francês. Este último é flamejado, por isso deve ter 40% de álcool. Flamejar uma frigideira requerer alguns cuidados, quem não tem o hábito, não o faça, não quero ser responsável por incêndios na cozinha, deixe apenas em lume brando para reduzir o molho  e evaporar o álcool. 

IMG_20200911_210229_1.jpg

  • 1 kg de amêijoas
  • 3 raminhos de tomilho
  • 1 chalota em pele
  • 3 dentes de alho 
  • grãos de pimenta  q.b.
  • 1 colher de sopa de azeite 
  • 1/4 chávena pernod (absinto)
  • 1/4 chávena chardonnay (vinho branco)
  • 1/2 chávena de caldo de peixe

IMG_20200911_205533.jpg

Deve lavar muito bem as amêijoas em várias águas frias e se possível, colocar de molho em água salgada para que libertem toda a areia. As amêijoas devem estar vivas, senão não devem ser consumidas.

Quando estiverem as amêijoas prontas, numa tigela média misture as amêijoas, o tomilho, a chalota cortada ao meio com a pele, os dentes de  alho esmagados com a pele, os grãos de pimenta esmagados na hora e um fio de azeite.

Escolha uma frigideira com tampa. Aqueça a frigideira bem quente e coloque as amêijoas com todos os temperos,  tape imediatamente e deixe cozer no vapor por 30 segundos. 

Adicione o pernod à frigideira e flambe, tape quando quiser extinguir a chama. Adicione depois o  chardonnay, cubra com a tampa e deixe cozinhar ao vapor por mais 30 segundos. Adicione o caldo de peixe, volte a tapar e cozinhe por mais 2 minutos ou até as amêijoas abrirem. 

Sirva de imediato, com tostas ou pão torrado e um bom vinho.

Nota pessoal: achei que ficaram com um sabor mais adocicado do que as famosas amêijoas à bulhão pato, mas gostei.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.