Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

Bacalhau com Migas de Broa e Couve

16.02.24, Mary M

Adoro quando desfolho uma revista e uma receita me salta à vista. É  o suficiente, para querer logo experimentar. Às  vezes, as receitas têm  várias  etapas e fases na confecção mas eu faço  ligeiras modificações  e adaptações  para serem mais rápidas  e com menos louça  suja.... Foi o que fiz com esta, retirada da revista do Continente, está ligeiramente adaptada. Um bacalhau com Migas de Broa e Couve e Ovos. 

1 broa (de véspera)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de sal

1 cebola
1 folha de louro
7 dentes de alho
1 L de água
600 g de lombos de bacalhau
4 colheres de sopa de azeite
Louro q.b.
Tomilho q.b.
4 ovos
400 g de couve-lombarda
Sal e pimenta-preta q.b.

Faça as migas. Corte a broa em pequenos pedaços, triture num processador. Aqueça numa frigideira 2 colheres de sopa de azeite, adicione a broa deixe alourar, tempere de sal e reserve.

Prepare o bacalhau. Leve ao lume um tacho com a cebola, o louro, 2 dentes de alho, a pimenta, os ovos e a água e deixar cozer, destapado, até levantar fervura. Retire os ovos passados 6 minutos. Reduza o lume e escalfe o bacalhau cerca de 3 a 5 minutos.  Retire, deixe arrefecer e lasque, retirando espinhas e peles. Reserve o bacalhau e  o caldo.

Numa frigideira aqueça as 4 colheres com o azeite, junte os restantes alhos laminados e salteie a couve cortada em juliana grossa. Tempere com sal e pimenta e junte um pouco do caldo do bacalhau. Para finalizar, acrescente a broa, as lascas do bacalhau e os ovos cortados ao meio, o tomilho e salsa fresca. Sirva quente.

Fonte: adaptada da  Revista Continente Magazine / Dezembro 2023 

2 comentários

Comentar post