Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

Bolo de Tangerina

02.02.21, Mary M

Em confinamento há tempo para tudo, por isso, finalmente experimentei o famoso bolo. O Bolo de Tangerina da Nigella Lawson é um bolo feito de tangerinas inteiras, por isso, zero desperdício, a minha grande meta nesta época. Praticar e partilhar uma cozinha mais sustentável e saudável, evitendo idas às compras desnecessárias.  Outro pormenor desta receita é que não leva manteiga, nem óleo e nem farinha. E acreditem que ficou uma maravilha e deixou um aroma na cozinha!

Apenas fiz metade da receita, pois não queria um grande bolo. Não deixei cozer 2 horas porque as tangerinas eram pequenas, apenas cerca de 20 minutos. A receita descrita é a original, apenas traduzida. Eu não coloquei nenhuma cobertura, mas poderia ser um glace ou de chocolate.
Se quiserem seguir a receita original, sigam o link.

  •  375 gramas de clementinas ou tangerinas (aprox. 4)
  • 6 ovos grandes
  • 225 gramas de açúcar branco
  • 250 gramas de amêndoas moídas
  • 1 colher de chá de fermento em pó 
 
Numa panela com água fria, coloque as clementinas, deixe cozinhar por 2 horas, dependendo do tamanho da fruta. Escorra, descartando a água e deixe arrefecer cerca de 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 190ºC e unte com manteiga e forre uma forma redonda de 20cm. Quando as clementinhas arrefecerem, corte cada clementina ao meio e retire as sementes. Desfaça as clementinas num processador de alimentos ou num liquidificador. Adicione todos os outros ingredientes no liquidificador e misture. Pode bater o bolo de forma manual.
Despeje a mistura do bolo na forma preparada e leve ao forno por 45 min a uma hora. Faça o teste do palito para verificar a cozedura. Quando tiverem passado 40 minutos, para que o bolo não queime em cima, cobra com uma folha de alumínio.
Retire do forno e deixe esfriar dentro da forma. Quando o bolo ficar frio pode retirar da forma.
 
Fonte: https://www.nigella.com/

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.