Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

Como ficar bem em videoconferências?

13.05.20, Mary M

Em tempo de isolamento e de teletrabalho,  cresce o recurso ao vídeo, seja para entrevistas, reuniões ou mesmo aulas por meio do Zoom, Google Meet, Skype,  Jitsi Meet,  Microsoft Teams ou outras plataformas de comunicação.

IMG_20200330_194240_414.jpg

Este pequeno post é uma ajuda para criarmos uma boa imagem de nós nessas circunstâncias. Termos alguns cuidados antes, poupa-nos a embaraços desnecessários. Ficam as minhas sugestões... Noutro post, falei de alguma etiqueta, que neste meio digital, nunca devemos esquecer.

  • Relativamente a luz, devemos sempre privilegiar a luz natural, deveremos estar sentados de frente para uma janela. Nunca de costas para a janela, pois assim ficarão com a cara sempre escura. Por vezes, até dificulta a leitura das expressões faciais.
  • Relativamente ao som, se possível, usem sempre um auricular. Para as mulheres com cabelo comprido, pode ser escondido atrás do cabelo, desce pelas costas e fica totalmente invisível. O ambiente que escolhermos, deve ser isento de barulho de fundo, lugares com tapetes, que abafem o sons dos passos de outras pessoas são de privilegiar. Se possível, optem um compartimento, no qual não entre ninguém.
  • O fundo também é importante, arrumem o que aparece atrás da imagem, pode ser uma estante com livros ou uns livros soltos ou uns quadros mas não exagerem nas decorações. Cuidado, com fotos de família ou com outro tipo de informação, até confidenciais, que não devem nunca aparecer. 
  • Coloquem o computador ou o telemóvel, longe da cara, caso contrário a imagem da cara parece sempre mais cheia e redonda.
  •   A altura da câmara deve estar ao nível dos olhos,  nunca num nível mais baixo, caso contrario está a ser vista de um ponto mais baixo, que não nos favorece em nada. A testa e os ombros devem ficar enquadrados, no meio do tela.
  • Nunca tentem ler notas que tenham escritas anotadas ao lado. Esse descuido, faz perderem a espontaneidade e parece estarem a passar uma mensagem falsa. Coloquem alguns tópicos num papel para se orientarem, mas desviem olhar discretamente para elas e construam as frases naturalmente. Tentem sempre  olhar para a câmara diretamente e nunca para cima ou baixo ou outro lado. Estarem a ler notas, é como numa reunião presencial, nem olharem para a pessoa que está à vossa frente. O contacto visual é sempre importante.
  • Relativamente a roupa, sejam discretas, blusas brancas, casaquinhos, algo leve fica sempre muito bem. Mas se têm uns quilos a mais não usem mangas balão, nem blusas com folhos no peito ou golas estranhas, pois vão parece ainda mais "gordas".
  • Quanto à maquilhagem e ao cabelo, tenham uma imagem cuidada como se estivessem presencialmente. Usem a maquilhagem e o cabelo, como naturalmente usariam. 
  • Não descurem a parte de baixo, achando que não aparece, pois nunca se sabe se acontece um imprevisto que obrigue a levantarem-se.
  • Relativamente a bijuteria, usem o mínimo possível e nunca peças grandes, que perturbem o som ou que distraiam as pessoas a quem a mensagem deve chegar. Esqueçam as pulseiras e os colares pesados, isto vale para qualquer apresentação.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.