Dia da Mulher
Hoje não vou fazer um texto fofinho, a dizer que as mulheres são as maiores, as melhores e transformam um mundo num lugar mais belo.... Prefiro falar da nossa luta sobre o direito de voto, sobre a direito à educação, e questionar porque passadas tantas décadas continuamos a anos-luz dos homens?
Dados de 2021, do SGMAI, só 8,6% são mulheres que encabeçaram listas nas últimas autárquicas e apenas 9,4% são presidentes de câmara. Usando como exemplo uma câmara, em 7 vereadores apenas 1 é mulher, continuamos excluídas de cargos de poder, liderança e do mundo político.
Na área da investigação e ciência, dados da Unesco, apenas 30% são mulheres cientistas e investigadoras, 22% na área da inteligência artificial e 28% em engenharias, continuamos a ter de provar o nosso valor, apenas por sermos mulheres. A conquista da igualdade de género está longe de ser alcançada, exige um esforço conjunto de governo, organizações e empresas. Continuamos a ter de lutar para criarmos um mundo onde as mulheres tenham as mesma oportunidades e direitos. Força!
