Dia dos doces, travessuras ou do pão de Deus, em algumas zonas do país... Cá em casa, haverá Abóbora Recheada com Carne. Não se deixem enganar pela receita, não é trabalhosa, apenas demora algum tempo no forno, porque assar uma abóbora inteira não é um processo rápido. Mas fica divinal, porque a mistura da carne picada com o interior da abóbora assada, acreditem que é mesmo bom. É mesmo uma receita a combinar com esta época, novembro está à porta e estamos quase todos confinados em casa...
- 1 abóbora moranga média/pequena
- 400g de carne picada
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 copo pequeno de vinho branco
- 1 chávena de polpa de tomate
- queijo ralado q.b.
- azeite q.b.
- sal, pimenta, piripiri q.b.
Comece por tratar da abóbora. Corte a parte de cima, esvazie das pevides e do interior, mas mantenha o miolo. Regue o interior da abóbora com azeite, coloque meia cebola e um dente de alho picados, tempere com sal e pimenta. Pique o interior com um garfo para que os temperos entrem na abóbora e facilita a cozedura no forno, mas não danifique a parte exterior. Embrulhe em folha de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos.
Numa frigideira, aqueça o resto do azeite, junte a cebola restante e o dente de alho picados. Deixe refogar um pouco e acrescente a carne. Deixe cozinhar e no fim, acrescente a polpa de tomate, o vinho branco e os temperos. Deixe apurar, se ficar com muito líquido, acrescente um colher de sopa de farinha ou de amido para engrossar apenas um pouco.
Quando a abóbora estiver pronta, retire do forno, recheie-a com o preparado de carne e polvilhe com queijo. Tape com a tampa da abóbora e volte a embrulhar com a folha de alumínio, para não queimar. Volte a colocar no forno, cerca de 20 minutos.
Passado esse tempo, pode abrir a folha de alumínio e retirar um pouco a tampa, recoloque no forno apenas para gratinar um pouco o queijo cerca de 5 minutos. Sirva de imediato.