Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

Dia de Abóbora Recheada com Carne

31.10.20, Mary M

Dia dos doces, travessuras ou do pão de Deus, em algumas zonas do país... Cá em casa, haverá Abóbora Recheada com Carne. Não se deixem enganar pela receita, não é trabalhosa, apenas demora algum tempo no forno, porque assar uma abóbora inteira não é um processo rápido. Mas fica divinal, porque a mistura da carne picada com o interior da abóbora assada, acreditem que é mesmo bom. É mesmo uma receita a combinar com esta época, novembro está à porta e estamos quase todos confinados em casa... 

 

  • 1 abóbora moranga média/pequena
  • 400g de carne picada
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 1 copo pequeno de vinho branco
  • 1 chávena de polpa de tomate
  • queijo ralado q.b.
  • azeite q.b.
  • sal, pimenta, piripiri q.b.
Comece por tratar da abóbora. Corte a parte de cima, esvazie das pevides e do interior, mas mantenha o miolo. Regue o interior da abóbora com azeite, coloque meia cebola e um dente de alho picados, tempere com sal e pimenta. Pique o interior com um garfo para que os temperos entrem na abóbora e facilita a cozedura no forno, mas não danifique a parte exterior. Embrulhe em folha de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos.
Numa frigideira, aqueça o resto do azeite, junte a cebola restante e o dente de alho picados. Deixe refogar um pouco e acrescente a carne. Deixe cozinhar e no fim, acrescente a polpa de tomate, o vinho branco e os temperos. Deixe apurar, se ficar com muito líquido, acrescente um colher de sopa de farinha ou de amido para engrossar apenas um pouco. 
Quando a abóbora estiver pronta, retire do forno, recheie-a com o preparado de carne e polvilhe com queijo. Tape com a tampa da abóbora e volte a embrulhar com a folha de alumínio, para não queimar. Volte a colocar no forno, cerca de 20 minutos. 
Passado esse tempo, pode abrir a folha de alumínio e retirar um pouco a tampa, recoloque no forno apenas para gratinar um pouco o queijo cerca de 5 minutos. Sirva de imediato.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.