Empanada de atum
Empanada ou empanadilha galega de atum, que tentação! Empanada é tipo uma massa de pão recheada, pode ser de atum, polvo, sardinha ou bacalhau. De repente, deu- me uma saudade de viajar mais à vontade e visitar o país vizinho sem restrições, sem preocupações sem máscaras, distanciamento social... Brevemente, voltaremos ao normal!
- 4 colheres de sopa de azeite
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho picados
- mistura de pimentos picados aos cubos ( vermelho, verde ou amarelo)
- 400 g de atum em azeite
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate ( ou tomate maduro picado)
- 1 gema de ovo
- 2 bases de massa para empanada (usei massa da Mercadona)
- sal, pimenta e paprica a gosto
Retire a massa da empanada do frigorífico, ela deve ser usada a temperatura ambiente. Como a base da massa da empanada já está pronta, prepare o recheio. Numa frigideira, aqueça o azeite e junte as cebolas. Passado alguns minutos acrescente os alhos,pois eles queimam mais depressa do que a cebola, deixe refogar tudo. Acrescente depois os pimentos picados aos cubos pequenos. Deixe refogar mais alguns minutos. Escorra o atum da lata e junte ao refogado e acrescente a polpa de tomate. Tempere de sal , pimenta e paprica a gosto. Deixe cozinhar até evaporar os líquidos. Desligue o fogão e deixe repousar para baixar a temperatura do recheio.
Desenrole uma das bases e espalhe o recheio deixando 2cm nas bordas livre para depois fechar a empanada. Cubra com a outra base e dobre as beiras das duas bases para fechar. Pincele com a gema de ovo e pique a massa de cima para não ganhar ar. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C cerca de 30 minutos. Pode servir quente ou frio.