Folar de Carne
Páscoa rima sempre com folar. Em Trás-os-Montes a tradição mantém-se, o folar é feito de carne. Dias antes da Páscoa, as cozinhas e os fornos das aldeias enchem-se de mulheres a partir ovos, a amassar a massa, a cortar carnes e vigiar os fornos. É uma alegria!
Alguns para consumo próprios e muitos para oferecer. A Páscoa continua a ser sinónimo de partilha e reunião! Feliz Páscoa!
- 6 ovos inteiros+ 1 gema
- 30 gr de fermento padeiro
- 500gr +200gr de farinha
- 2c. sopa de azeite
- 50 gr banha
- 50 gr de manteiga
- 0,5 dl de água tépida
- sal q.b.
- Carnes: chouriço, presunto, bacon, fiambre, frango carne ao gosto de cada um
Comece por dissolver o fermento na água morna com um pouco de sal e coloque os ovos em água morna para não estarem frios. Coloque a farinha (500g) num alguidar grande e abra um concavidade no meio onde se deita o fermento dissolvido e começando por envolver. Depois acrescenta-se o azeite juntamente com a banha e a manteiga derretida morna e os ovos inteiros, um a um , batendo sempre até a massa, deve-se ir acrescentando farinha nas beiras do alguidar de forma devagar (200g) até que esta se desprenda do fundo do tacho, . Polvilha-se com farinha e cobre-se com um pano envolvendo num cobertor para levedar uma hora. Quando o ambiente está frio, acrescento em baixo do alguidar, um panela com água quente. A massa deve triplicar de volume. Nessa hora prepara-se as carnes, presunto, chouriço, se possível com carne gorda. Depois de levedar, prepara-se as formas untando-as com banha. Em baixo, coloca-se cerca de metade da massa e depois distribuiu-se as carnes uniformemente, e em cima coloca-se o restante da massa. Podem ser feitas várias formas. Vai a levedar mais uma hora. Depois de já ter crescido, pincela-se com uma gema de ovo e coloca-se no forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos a 40 minutos.