Gelado de Figo
Ai, ai, esse pecado capital que é a gula!!
Se os figos já são uma tentação, imaginem Gelado de Figo!! Nem dá para comentar...
Um pouco de batota nesta receita, quando tenho muitos figos, eu faço compota de figo com vinho do Porto, fica excelente. Para elaborar este gelado, eu uso um pouco dessa compota. Prometo que mais tarde colocarei a receita da dita compota.
- 400 ml de natas (2 pacotes)
- 200 g de compota de figo com vinho do porto caseira
- essência de baunilha q.b.
Bata as natas firmemente e adicione um pouco de essência de baunilha. Relativamente à compota ou doce, triture a compota com a varinha mágica de forma a desfazer os figos na totalidade, no caso de ela ter o figo inteiro. Se ficar muito grosso e difícil de triturar, pode acrescentar alguma água, mas muito pouca, o suficiente para conseguir desfazer. Se não gostar com tanto sabor a figo, coloque menos quantidade, depende muito do gosto de cada pessoa e da quantidade de açúcar que a compota já possui.
Incorpore essa polpa de figo às natas e misture muito bem. Verta num recipiente e leve ao congelador. Se gostar de gelado bem feito sem cristais e não tem máquina, de trinta em trinta minutos, retire o gelado do congelador, bata-o e volte a colocar até congelar na totalidade. Fica mesmo muito bom.
No caso de possuir uma máquina de fazer gelados, verta na taça e deixe a máquina fazer o resto.