Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

Massa filo de espinafres e queijo

22.06.21, Mary M

Que bela ideia, Espinafres e queijo com massa filo...  Cozinhar de forma sustentável é cozinhar consoante o que a horta nos dá, neste momentos são os espinafres!  Habitualmente, na combinação com espinafres é usado o queijo ricotta, mas esta receita é com cottage. Cottage é um queijo diferente para uma alimentação mais saudável e um grande amigo para quem está de dieta. Neste momento encontra-se facilmente em qualquer grandes superfícies.

 

Receita original retirada do site Food and Travel

Receita adaptada

  • 300g de espinafre
  • 2 colher de sopa de azeite
  • 100g de manteiga derretida
  • 1 cebola roxa média, picada muito finamente
  • 1 colher de chá de orégões, usei secos 
  • 2 ovos grandes
  • 100g de queijo feta, esfarelado
  • 180g de queijo cottage, usei uma embalagem da danone
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado
  • noz-moscada, pimenta e sal q.b.
  • 1 pacote  massa filo pronta 
Pré-aqueça o forno a 180°C.  Escalde os espinafres em água a ferver com sal por 1 minuto, escorra e esprema o excesso de água. Deixe esfriar e pique bem grosso. Numa frigideira, aqueça o azeite e em seguida, adicione a cebola até ficar macia e translúcida. Acrescente os oregãos  e os espinafres. Retire do fogo e deixe arrefecer completamente. Bata os ovos numa tigela, adicione o queijo cottage e o parmesão. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Junte à mistura os espinafres.
 
Derreta a manteiga no micro-ondas e pincel o fundo e as laterais da assadeira, em seguida, pincele cada folha de filo e coloque no fundo. Trabalhe as folhas de massa filo de forma rápida, para não secarem. Caso contrário, pode optar por manter as folhas de filo restantes cobertas com um pano húmido. Use um pincel para esta tarefa, pincele cada folha por cima com manteiga derretida. Coloque na parte de baixo cerca de 4 folhas. Deite a mistura dos espinafres e os ovos, espalhando bem, mas não amassando. Coloque em cima, o queijo feta esfarelado. Repita o processo com a restantes folhas de massa filo, pincelando cada uma com manteiga derretida. A última folha deve ser pincelada com manteiga, para ficar com o aspecto dourado. Dobre com cuidado as bordas nas laterais para dentro, mas de forma a que o conteúdo não saia. Corte a parte superior levemente com uma faca afiada e leve ao forno por 40 minutos. Sirva com uma bela salada.
Sugestão: para quem acha que só espinafres é pouco, pode acrescentar, cogumelos, salmão ou presunto. Varia consoante o gosto pessoal.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.