Migas de Broa com Porco Preto
Há receitas que associamos ao tempo mais frio, com chuva e se possível, com lareira a arder. Receitas com alheira, carne de porco preto e migas só funcionam em dias assim. Menciono a lareira porque carne grelhada com brasas é outro nível! Se possível, façam umas brasas e assem a carne na lareira. Fica fenomenal!!
- 1 alheira
- 250g de broa de milho
- 100g de couve cortada para caldo verde
- 3 dentes de alho
- 4 colheres sopa de azeite
- 1 colher de banha de porco facultativo
- Sal e Pimenta q.b.
- Plumas, presas ou secretos de porco preto, a gosto
Comece por escaldar a couve. Coloque numa panela água para ferver temperada com sal, acrescente a couve cerca de cinco minutos. Retire e passe por água fria para parar a cozedura e assim ficar bem verde. Esfarele a broa e junte-lhe alguma água da cozedura da couve, apenas para humedecer, assim ficará com mais sabor e reserve. Retire a pele à alheira. Aqueça o azeite numa frigideira anti aderente, junte os alhos picados, mas não deixe queimar. Acrescente a alheira e desfaça-a com um garfo até ganhar cor. Junte a broa esfarelada húmida e deixe ganhar sabor e por último a couve. Tempere de sal e pimenta, a gosto. Atenção, que a alheira já tem sal. Reduza a temperatura, apenas para manter quente enquanto prepara a carne.
Quanto à carne, é do mais simples. Aqueça bem um grelhador e coloque a carne, apenas tempere com sal, passado uns minutos vire e deixe grelhar do outro lado. Não deixe passar de mais, senão fica dura. Qualquer que seja a carne de porco preto, tem sempre uma boa quantidade de gordura, não é preciso acrescentar mais nenhuma. Se tiver lareira, não hesite faça nas brasas da lareira. Um conselho passe algum azeite pela grelha para a carne não colar, fica excelente.