Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

Oeufs en Cocotte

01.05.20, Mary M

Lema de um livro que aprecio: " Seja parisiense onde quer que esteja...."

Poderia ter feito uns crepes, uns espargos  com parmesão, até uns ovos benedict, mas decidi trazer-vos uns  ovos em cocotte. Afinal, é dia do trabalhador e não queremos passar o feriado a cozinhar.... Se não tiverem estas belas panelinhas, podem fazê-los em ramequins, aquelas tacinhas que usei para o Crème Brûlée.

Como pode algo tão simples se transformar em algo tão refinado e gourmet ?

A base é do mais simples, basicamente ovos cozidos em banho-maria no forno, servidos com pão torrado. A receita básica podem enriquecê-la com vários ingredientes, presunto, cogumelos, espinafres, ricota, camembert, azeitonas, espargos, salmão, ovas de salmão, depende dos gostos e desejos de cada um. Podem até utilizar-se sobras do jantar, frango assado, fiambre ou legumes que estejam a passar de prazo de validade. Não se pode desperdiçar alimentos, na cozinha reinventam-se receitas. 

IMG_20200409_211417.jpg

Ingredientes: (Uma pessoa)

  • um ovo grande
  • manteiga para untar
  • 1 +1/2 colheres de sopa de Crème fraîche
  • sal, noz-moscada, cominhos, paprica, pimenta temperos a gosto
  • endro ou salsa, ervas frescas a gosto
  • pão torrado

 

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte a panelinha, ou um ramequim com manteiga. Verta uma colher de sopa de crème fraîche, pode utilizar natas, mas a crème fraîche tem um sabor mais azedo do que as natas.  Tempere a gosto, sal, noz-moscada, cominhos, paprica e pimenta. Abra o ovo para dentro, sem quebrar a gema, acrescente salsa ou endro e finalize com mais uma colher de chá de crème fraîche. 

Coloque no forno em banho maria, com a água até metade da altura das panelinha. A panelinha não deve passar 3/4 da sua capacidade. Coze no forno a 180ºC durante 15 minutos. Este tempo depende de como se gosta da gema, eu gosto líquida, se gostarem de mais cozida deixem mais tempo. O tempo depende muito da eficácia do forno, a clara deve estar coagulado e a gema cremosa.

Terminado o tempo, devem ser servida ainda quente. Podem acrescentar ovas de salmão, salsa ou endro, para finalizar. Servir de  imediato com pão torrado simples, ou com manteiga ou azeite.

Bon appétit!