Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

Ovos à Benedict

07.03.21, Mary M

Estes ovos são uma perdição... Para mim, o expoente máximo de um bom pequeno almoço. Nem consigo descrever a sensação de uma gema líquida do ovo escalfado com o molho holandês é fenomenal! Acompanhado de um bom sumo de laranja espremido na altura, ideal para começar o dia.

 

Segui a receita do chef Gordon Ramsay, da qual sou fã, mas utilizei apenas fiambre em vez do bacon, mais saudável. Poderia ser fiambre de peru ou de frango mais saudável ainda. 

  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 4 fatias de fiambre
  • 4 ovos inteiros
  • 2 muffins ingleses (usei fatias de pão com sementes)
  • 3 gemas de ovo
  • 2 colheres de chá vinagre de vinho branco
  • 1 chávenas de manteiga sem sal derretida
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • sal  e pimenta q.b.
  •  

 

Molho holandês.

Leve a água para ferver em uma panela grande e depois baixe o fogo. Coloque uma tigela grande de aço inoxidável, certifique-se de que o fundo não toque na água e, em seguida, adicione as gemas à tigela. Adicione o vinagre e bata vigorosamente até que a mistura forme uma espuma, mas certifique-se de que não fique muito quente. Remova-o ligando e desligando do fogo enquanto bate para evitar que isso ocorra, se necessário. O objetivo é obter uma espuma dourada e arejada. Agora retire a panela do fogo e, aos poucos, comece a mexer com manteiga derretida  aos poucos, até conseguir uma consistência mais liquida do que maionese. Por último, tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o suco de limão, adicione um pouco de água morna da panela se a mistura holandesa for muito densa. Cubra e reserve.

Ovos escalfados

Coloque  numa panela água para ferver e adicione um pouco de vinagre branco. Parta o ovo para dentro de uma chávena.  Na água crie um remoinho suave e coloque o ovo no centro dele. Deixe o ovo cozinhar por cerca de 3 minutos, ou até que o ovo comece a flutuar no topo e certifique-se de que a clara está cozida, mas a gema ainda está macia. Retire o ovo do líquido com uma escumadeira, coloque uma toalha de papel para escorrer e tempere com uma pitada de sal. Mantenha aquecido enquanto cozinha o resto dos ovos da mesma maneira, um de cada vez. Quando estiver pronto para servir, coloque em cada fatia de pão uma fatia de fiambre e depois um ovo. Em seguida, regue generosamente com o molho holandês. 

IMG_20210220_133323.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.