Pêra Belle Hélène
Para mim, não há sobremesa francesa mais elegante do que esta. É perfeita para encerrar um jantar especial, uma simples Pêra Belle Hélène, pode ser acompanhada com uma bola de gelado ou um chantilly. A combinação entre a pêra aromatizada e o chocolate derretido é irresistível, é um clássico!
Uma curiosidade, o seu nome é uma homenagem à ópera "La Belle Hélène", inspirada na lenda de Helena de Troia, considerada uma das mulheres mais belas da mitologia grega.
- peras firmes (peras rocha são ideais)
- 1 limão
- 2 chávenas de água
- 1 chávena de açúcar, depende do gosto
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 pau de canela
- 2 cravos
- 150g de chocolate preto
- 50ml de natas
- amêndoas laminadas
Numa panela, coloque as peras descascadas, mas mantenha o talo de cima e o suco de limão, para não oxidarem e adicione a água, o açúcar a baunilha, canela e os cravos. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, ou até as peras ficarem macias. Quando estiverem no ponto deve ser possível espetar um garfo facilmente. Retire as peras e deixe arrefecer. Entretanto prepare o chocolate, pique o chocolate, coloque numa taça para levar em banho-maria a derreter, junte as natas e incorpore bem. Para o empratamento, basta colocar a pêra no centro de um prato individual e cubra com a calda de chocolate quente. Decore com amêndoas laminadas torradas. Pode acrescentar uma bola de gelado ou chantilly e ser servida com um bom vinho do Porto.