Percebes
Meia população portuguesa já deve estar ou vai rumo ao Algarve. Eu já morei um ano em Aljezur, uma vila muito simples, gentes simpáticas, fiz amigas que considero para a vida, praias de cortar a respiração (Odeceixe, Amoreira, Arrifana, Monte Clérigo, Bordeira, Amado...) e uma gastronomia digna de 5*. Se tiveram oportunidade, não deixem de visitar. Vila muito conhecida pela sua batata doce, mas também por este petisco, os Percebes. É um pouco caro, mas só de pensar na forma como são apanhados vale cada euro.
Para matar saudades, encontrei à venda no Norte mas tive de os confecionar. Um produto tão caro, era um crime estragá-lo na preparação. Ficaram excelentes!

- 1 kg de percebes
- 1 l de água
- 3 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 c. de café de sal
Coloque um litro de água numa panela, sal, louro e os dentes de alho esmagados. Deixe ferver. Quando levantar fervura, coloque os percebes durante dois minutos em lume forte. Se for mais tempo, irão parecer borracha, o tempo de cozedura é mesmo o fator mais importante.
Retire a água e para parar a cozedura de imediato coloque pedras de gelo e pode até colocar no frigorífico. Devem ser servidos frescos.
Dica: Quando forem degustar-se com o petisco, para não ficarem salpicados com a água, atenção à forma como dobram os percebes. Virem as dobras para baixo