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MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

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Quarentena dos idosos

22.03.20, Mary M

Não é habitual escrever post tão longos, com tanta informação. Vivemos hoje dias diferentes, onde todos se reajustam a novas rotina e hábitos. Sinto ser um dever meu alertar e divulgar o máximo de informação fidedigna. Haverá tempo para outro tipo de posts. Um dos grupos que apresenta maior risco nesta pandemia são os idosos. Devemos prestar especial atenção a eles, por isso, deixo as indicações presentes no manual da DGS.

Cuidemos de nós e cuidemos dos outros.

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 Recomenda-se que:

  • Diariamente devem ser consumidas duas porções de leite ou derivados (1 porção de leite = 240ml), nas refeições intercalares.
  • Devem ser consumidas 2 a 3 porções de fruta por dia (1 porção = 1 peça de fruta média).
  • Devem ser consumidas leguminosas (por ex. feijão, grão, ervilhas, lentilhas...) pelo menos 3 vezes por semana, por exemplo através da sua adição à sopa.
  • A sopa de hortícolas deve estar presente nas duas refeições diárias. Uma importante fonte de vitaminas e minerais e que pode contribuir para otimizar o estado de hidratação.
  • Deve ser incentivado o consumo de carne, pescado e ovos nas duas refeições principais (1 porção por refeição), de modo a assegurar uma ingestão proteica adequada, sendo que o peixe gordo deve consumido com uma frequência de 2 vezes por semana.
  • O incentivo ao consumo de frutos oleaginosos (por ex. amêndoas, nozes...), para aqueles que não apresentam dificuldades de mastigação deve ser também considerado (1 a 3 vezes por semana).
  • Considerando a diminuição do apetite que é comum nesta faixa etária e a alteração do paladar, devem ser promovidas refeições frequentes ao longo dia e de menor volume (cerca de 5 a 6 refeições) e deve ter-se em consideração as características organolépticas das refeições.
  • A manutenção de um bom estado de hidratação é essencial, situação que muitas vezes está comprometida devido à diminuição da sensação de sede nos idosos. A quantidade diária deve variar entre 1,5 a 2 litros de água, no mínimo, o que equivale a cerca de 8 copos de água. 
  • Ter alguns minutos de exposição solar diária. Neste caso, cerca de 20 minutos por dia, pelo menos na face, antebraços e mãos, entre as 12h e as 16h, para obter vitamina D, que não está presente nos alimentos.

Foto do Sapo

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