Rabanadas no Forno com Calda
Agora, já cheira a Natal, já está muito frio, o cheiro a lareira acessa, a canela, laranja, vinho do porto e muitos doces. Sugestão mais saudável, as rabanadas de forno, desta vez com calda de laranja e vinho do Porto.
Rabanadas
- 1 cacete de pão para rabanadas
- 1/2 lata de leite condensado (200g)
- 500 ml de leite
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- 4 colheres de sopa de vinho do porto branco (facultativo)
- 2 ovos batidos
- margarina q.b.
Calda
- 150ml água
- 150ml vinho do porto
- 1 laranja
- pau da canela
- 2 colher de sopa de mel
- 2 estrelas de anis
Numa panela leve a lume médio, o leite, o leite condensado, pau de canela, casca de limão e o vinho do porto. Misture bem e mexendo sempre para não queimar. Não precisa de ferver, apenas aquecer para o leite ficar com os aromas. Retire de lume e deixe arrefecer um pouco. Pré aqueça o forno de 180° C. Corte o pão em fatias iguais na diagonal, cerca de um dedo de espessura. Num prato bata bem os ovos. Unte generosamente um tabuleiro para levar ao forno com margarina. Molhe as fatias no leite e depois passe pelo ovo batido e coloque no tabuleiro. Não sobreponha as fatias. Pode colocar um pedacinho de margarina em cima de cada fatia, no final. Leve ao tabuleiro ao forno cerca de 10 minutos. Depois vire as rabanadas e voltam ao forno mais 10 minutos. Podem ser servidas com açúcar e canela ou com uma calda.
Para a calda, leve ao lume todos os ingredientes, à excepção do vinho do Porto e o sumo da laranja que devem ser acrescentados do final. Deixe reduzir em lume brando, coloque a casca da laranja fininha. Quando as rabanadas estiverem prontas, coloque numa travessa e regue com a calda. Ficam molhadinhas, muito saborosas. Como sugestão podem acrescentar no final, algumas frutas secas picadas, nozes, pinhões, amêndoas ou uvas passas, a gosto pessoal.