Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

MaryM Blog

"Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias... " - Fernando Pessoa

Ratatouille do Ratinho...

28.07.20, Mary M

Acho que esta receita está no imaginário de todos os amantes de cozinha...Visualmente é linda!  Perfeita para esta altura do ano, pois estamos no tempo das courguettes e das beringelas. Eu sempre fiz  ratatouille niçoise, mas não é a receita do filme. A niçoise é feita numa panela, mas a receita do "ratinho" é assada no forno, algo diferente e muito mais elaborada.

Para começar, algumas notas, eu não encontrei courguettes amarelas, só usei verdes; quando comprarem os legumes tentem comprar com o mesmo diâmetro para que as rodelas saiam todas iguais; usei cebolas mas poderia ter dispensado e fiz o molho que serve de base mas para ser mais rápido poderão usar molho de tomate com manjericão.

 

  • 4 tomates grandes
  • meia lata de molho de tomate
  • 3 cebolas (usei roxa)
  • 1 pimento vermelho
  • 2 beringelas grande
  • 2 courguettes (verdes e amarela)
  • folhas de manjericão
  • alho
  • azeite
  • sal, tomilho fresco, folha de louro, alecrim
  • 1 colher de chá de açúcar

Comece por elaborar o molho de tomate.  Aqueça 2 colheres de sopa de azeite com uma cebola picada, um dente de alho. Quando estiver a cebola translucida, junte dois tomates picados sem pele nem sementes, meia courguette picada, meio pimento vermelho picado e o molho de tomate. Junte uma folha de louro,um ramo de alecrim, o açúcar, tempere de sal e pimenta e deixe apurar.

Entretanto, pode começar a preparar os legumes. Comece pelos tomates. É necessário tirar a pele dos tomates. Escalde os tomates numa panela com água a ferver.  Faça uma cruz com a faca nos tomates, coloque na água a ferver alguns minutos e quando os tirar poderá pelá-los facilmente. Corte os tomates às rodelas com cerca de meio dedo de espessura. Corte também, as beringelas,  as corguettes e o resto das cebolas.

Quando o molho estiver pronto, retire a folha de louro, o tomilho e a ramo de alecrim e triture tudo com a varinha mágica. Junte algumas folhas de manjericão picadas grosseiramente, deixe apurar mais um pouco e desligue.

Pré aqueça o forno a 190 graus. Numa travessa para forno, comece por colocar o molho. Eu coloquei muito, por isso ficou com mais molho, coloque mesmo só a cobrir o fundo. Depois tem de montar os legumes. Um conselho meu, é fazer pequenas torres com os legumes alternados numa tábua e depois colocá-las na travessa. Se for retangular, deve ser mais simples. Preencha a travessa toda. Eu usei também algum pimento que tinha sobrado e não gosto de desperdício. Coloque algum sal em cima dos legumes, o tomilho e regue com um fio de azeite. Para não queimar, coloque papel vegetal em cima.

Demora cerca de 30 a 45 minutos, num forno a 190ºC. No fim, retire o papel e deixe 15 minutos a descoberto para ganhar alguma cor. Pode servir com arroz ou como acompanhamento para um prato de carne. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.