Risoto De Abóbora Com Vieiras
Quarentena permitiu-me ter tempo para fazer algumas experiências culinárias. Era necessário ocupar o tempo e para mim, cozinhar é uma terapia. Gosto muito de vieiras, quando bem confeccionadas e a combinação com o risoto era a perfeição. Esta receita é do blog Spoon Fork Bacon e cativou-me pelas combinação de sabores, mas a complexidade obrigava a tempo, ingredientes certos e dedicação.
Ficou tão perfeita, é divinal! O risoto é mesmo excelente, deixo a sugestão de substituir as vieiras por camarões grandes, um polvo ou até uma posta de bacalhau fresco. Ficará excelente!
Ainda fiquei com mistura de abóbora, que congelei, para fazer outra vez. Coloquei a receita traduzida, tem várias etapas, um creme de abobora que serve como base para o risoto e no fim,o bacon cristalizado, as vieiras grelhadas.
RISOTO DE ABÓBORA
- 1 chávena de puré de abóbora cozida
- 2 colheres de sopa de natas
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- ¾ colher de chá de canela em pó
- ¼ colher de chá de noz-moscada moída
- pitada de cravo em pó
- ¼ xícara de caldo de legumes quente
- 6 colheres sopa de manteiga sem sal
- 4 a 5 chávenas de caldo de galinha
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- 2 chávenas de arroz arborio
- 2 colheres de sopa de queijo mascarpone
- ¼ chávena de queijo parmesão ralado
- 1 colher de sopa de tomilho fresco picado
- Sal e pimenta a gosto
VIEIRAS GRELHADAS
- 2 colheres de sopa de azeite
- 18 vieiras grandes , limpas
- Sal a pimenta a gosto
BACON CRISTALIZADO
- ½ colher de chá de azeite
- 100 g bacon cortado em cubos muito pequeno
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Para o risoto:
Comecemos com o creme de base do risoto, misture os seis primeiros ingredientes para o risoto em uma panela pequena e leve para ferver. Cozinhe por cerca de 5 minutos. Retire a mistura do fogo e despeje no liquidificador com o caldo, tempere com sal e pimenta e misture. Com o motor ligado, adicione a manteiga ao liquidificador, cada colher de cada vez. Misture até ficar homogéneo. Despeje a mistura em uma tigela e reserve até estar pronto para usar.
Despeje o caldo de galinha em uma panela média e aqueça em fogo baixo. Coloque uma panela grande em fogo médio e derreta a manteiga e o azeite restantes. Adicione a cebola e o alho e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione o arroz e refogue por 3 a 5 minutos ou até que cada grão de arroz esteja coberto de óleo e haja um ponto branco no centro de cada grão. Comece adicionando o caldo quente ao arroz, uma concha cheia de cada vez, mexendo sempre. Cada vez que o líquido evaporar, adicione outra concha de caldo e continue a mexer. Continue a adicionar líquido e mexa até o arroz ficar pronto, por 20 a 25 minutos. Misture o puré de abóbora até ficar completamente combinado. Misture o mascarpone e o parmesão até ficar homogéneo. Dobre o tomilho e tempere com sal e pimenta.
Para o bacon cristalizado:
Aqueça o azeite em uma frigideira de fundo pesado, em fogo médio-alto. Adicione o bacon e cozinhe até que a gordura diminua e fique crocante. Escorra a gordura, limpe o fundo com papel de cozinha mais absorvente. Polvilhe os dois açúcares sobre o bacon e mexa até o açúcar derreter e revestir. Retire para um prato com papel vegetal para endurecer levemente e secar a gordura.
Para as vieiras:
Aqueça o óleo em uma frigideira de fundo pesado, em fogo médio-alto.Tempere cada vieira com sal e pimenta. Selar as vieiras, cerca de 3 a 4 minutos de cada lado.
Para montar:
Coloque o risoto no fundo do prato, coloque três vieira e salpique com o bacon. Sirva imediatamente.
Fonte : https://www.spoonforkbacon.com