Tapioca
Como dizia o Fernando Pessoa, primeiro estranha-se, depois entranha-se... Foi assim com a tapioca, se antes não morria de amores por este ingrediente, agora adoro. Eu gosto das tapiocas crocantes por fora e moles por dentro. Esta é com o recheio mais básico,queijo e fiambre. Os recheios dependem do gosto de cada um e podem ser doces.
Tapioca é uma fécula branca extraída da mandioca, um preparado em forma granulada, esta iguaria típica do Brasil ganhou rapidamente adeptos em Portugal. O consumo moderado da tapioca traz alguns benefícios alimentares, não tem glúten, não necessita de nenhuma gordura para ser confeccionada, rica em cálcio, tem baixo teor de sódio mas é uma fonte de carboidratos. Ajuda a emagrecer mas com consumo moderado e alerto para os recheios utilizados, pois são os recheios que podem tornar este alimento menos saudável. Optem por recheios com legumes, queijo branco, carne branca, atum, ovos ou fruta e evitem manteiga, leite condensado, chocolate ou bacon.
Modo de Preparação.
Aqueça em fogo brando uma frigideira anti-aderente e espalhe 3 a 4 colheres de sopa de mandioca e com as costas da colher cubra o fundo e bata na mandioca de forma a ficar uma camada uniforme. Deixe no lume dois a quatro minutos, até que a misture comece a ficar com as bordas soltas. Apesar da mandioca ser uma fécula solta, por ação do calor, as partículas colam-se umas às outras. Em seguida, com ajuda de uma espátula, vire a tapioca com cuidado. Numa metade recheie-a a gosto, eu usei queijo e fiambre e dobre a outra metade sobre esse recheio. Deixe cozinhar mais uns minutos e está pronta. Nada mais simples!