Vai à fava...
É uma expressão muito conhecida, quando queremos mandar alguém dar uma volta, pentear macacos, dar banho ao cão...
Mas a expressão original é composta de duas partes e é: "Vai à fava enquanto a ervilha enche". Quer isto dizer que na horta as favas crescem primeiro e só depois as ervilhas. Por isso, colhem-se as favas, enquanto as ervilhas estão a crescem.
Neste momento, nos hortas já nem há favas, nem ervilhas, esta receita foi feita algumas semanas atrás. O tempo por aqui, hoje é de frio, chuva, muito nublado e apetece mais um jantar bem quente, Favas com Chouriço acompanhado de um bom vinho. Eu escolhi vinho alentejano, Fado Reserva 2014, produzido por Terras de Alter, terra que me acolheu exatamente, em 2014.
- 500g de favas descascadas
- 1 cebola media picada
- 3 colheres sopa de azeite
- 1 chouriço de carne às rodelas
- 100 g bacon fumado picado
- 3 linguiças às rodelas
- meia lata de tomate pelado
- meio copo de vinho branco
- duas folhas de louro
- sal, pimenta e piripiri a gosto
Para confecionar esta receita mais mais depressa, primeiro coza as favas. Encha uma panela com água, tempere com sal, coloque as favas e acrescente uma folha de louro. Cerca de 20 minutos, depende se são duras ou se estão mais tenras. Esse é o tempo de realizar o resto da receita. Quando estiverem prontas, guarde a água da cozedura para depois utilizar como caldo.
Num tacho, deite o azeite e a cebola até alourar, acrescente a folha de louro, os enchidos e o bacon até ganharem uma cor. No final, acrescente o tomate e deixe cozinhar um pouco. Passado uns minutos, junte as favas, o vinho branco e acrescente um pouco da água da cozedura. Retifique os temperos com sal, pimenta e piripiri a gosto, tape e deixe cozinhar para as favas ganharem mais sabor. Atenção, que os enchidos já têm bastante sal na sua confeção, por isso, tenham muita cuidado com a quantidade de sal.
Servir de imediato. acompanhado de um bom vinho tinto.